sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

E ENTÃO, MAIS UM LIVRO EU LI.



Na noite de 25 de fevereiro de 2016, terminei de ler o livro “Jackie editora. A vida literária de Jacqueline Onassis”, de Greg Lawrence. Tradução de Clóvis Marques. Editora Record, 2014.
Lembro-me de uma tarde de janeiro neste mesmo ano, numa feira de livros de um shopping, na cidade de Belo Horizonte, quando corria eu os olhos nos livros e nada ali me chamava à atenção. E então já terminando a minha viagem visual, eis que me vejo a frente com este livro, que comprei de imediato.
  A minha surpresa foi de saber de Jackie como editora de livros, de amante dos livros!
É fascinante conhecer o trabalho de uma editora, como a ideia de um livro chega à mão de um editor, como é escolhido o livro a ser editado, como o editor auxilia o escritor, como propaga o novo livro e muito mais são as curiosidades  sobre este universo, que para muitos é desconhecido. E o mais interessante é saber como Jackie foi trabalhar em uma editora e como atuou neste meio.
Fiquei então praticamente um mês lendo o livro, lendo aos poucos, saboreando-o com tanta intensidade as 432 páginas, que quando cheguei às últimas páginas, o momento da despedida, que realmente é uma despedida, pois o autor narra o falecimento de Jackie, senti vontade de iniciar a leitura novamente.  Não queria despedir-me de alguém que se dedicou aos livros, aos autores e embarcou com eles nas pesquisas, nas viagens, nas histórias, na luta para convencer a edição deles. E tudo isto ocorre com muita dedicação e empenho por parte desta especial editora.
É uma bela obra de Greg Lawrence, que teve livros editados por Jackie, trabalhou com ela e nos conta este outro lado desta personagem histórica, que por muitos é desconhecido.
Fica aqui a sugestão de um livro interessante e surpreendente do início ao fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário