segunda-feira, 27 de julho de 2015

EU EM DIAMANTINA

veterinariosnaestrada.com.br


DIAMANTINA É UMA CIDADE HISTÓRICA, LOCALIZADA NO ESTADO DE MINAS GERAIS E ESTÁ ENTRE AS CIDADES HISTÓRICAS MAIS CONHECIDAS E VISITADAS NO PAÍS.

 EU TIVE AGORA NESTE MÊS, APROVEITANDO O RECESSO ESCOLAR, A OPORTUNIDADE DE CONHECÊ-LA UM POUCO, PORQUE TRÊS DIAS NÃO É O SUFICIENTE PARA VISITAR TODOS OS LUGARES SUGERIDOS AO TURISTA. 


 A CIDADE OFERECE CONHECIMENTO E DIVERSÃO PARA TODOS OS GOSTOS E IDADES, COM SERENATA, VESPERATA, FESTIVAL DE INVERNO, SARAU DE GENTE MIÚDA E PASSEIOS ECOLÓGICOS, ALÉM DOS BARES, LANCHONETES E LOJAS COMERCIAIS.


 FIQUEI MARAVILHADA COM O QUE VI E ASSISTI!

 O CENTRO HISTÓRICO É MUITO BEM CUIDADO, COM CASAS BEM CONSERVADAS E COLORIDAS, RUAS LIMPAS, COM UM BOM COMÉRCIO E UMA GENTE HOSPITALEIRA, QUE UTILIZA MUITO A “SEMPRE VIVA”, FLORA CARACTERÍSTICA DA REGIÃO, PARA LINDO E VARIADO ARTESANATO.


MAS, EU VOLTEI MEU INTERESSE MAIOR PARA AS LOJAS DE MINERAIS E ARTE, ONDE SE PODE VER SEMI- JOIAS, PEDRAS LAPIDADAS, PEDRAS PARA COLEÇÃO, ARTIGOS PARA DECORAÇÃO LEMBRANÇAS E AS PEDRAS ESOTÉRICAS. 


ASSIM COMO EU E MINHA TURMA DE OITO AMIGAS, TURISTAS DE TODOS OS LUGARES INVADEM A CIDADE A TODO TEMPO, INDO E VINDO, DESCENDO E SUBINDO AS ESTREITAS LADEIRAS E BECOS. NÃO DÁ PARA CONHECER TUDO EM TRÊS DIAS, COMO JÁ DISSE, MAS ACHO QUE ISTO TAMBÉM FAZ PARTE DO ENCANTO DA CIDADE, POIS FICA O DESEJO DE LÁ VOLTAR E VER E APRECIAR TUDO MAIS QUE A CIDADE OFERECE. 


CHEGUEI NUMA SEXTA-FEIRA E ME HOSPEDEI NUM ACONCHEGANTE HOTEL, O JARDIM DO VALE, QUE FICA NO CENTRO CULTURAL, NO BECO DA PACIÊNCIA, PERTINHO DO MERCADO VELHO, QUE É UM LUGAR MUITO AGRADÁVEL, LOCAL DE REFERÊNCIA DA CIDADE, PONTO DE ENCONTRO, QUE PODE ACONTECER DURANTE O DIA NA FEIRA DAS QUITANDAS, COM FEIRANTES, ARTESÃOS, COMIDA GOSTOSA, MUITA GENTE CIRCULANDO PRÁ CÁ E PRÁ LÁ E COM UMA BOA MÚSICA, E TAMBÉM A NOITE PARA SABOREAR A COMIDA TÍPICA, OUVIR MÚSICA AO VIVO E DANÇAR.  

 A MUSICALIDADE É A CARACTERÍSTICA MAIOR DA CIDADE, QUE PODE SER SENTIDA E ESCUTADA NOS SEUS QUATRO CANTOS. 
TEM MÚSICA NA PRAÇA COM A FAMOSA VESPERATA, QUE É UM ESPETÁCULO QUE SE AGRADECE AOS CÉUS PELA OPORTUNIDADE DE ESTAR PRESENCIANDO. 
PARA COMPLETAR. APÓS O TÉRMINO DA VESPERATA NA PRAÇA, NÃO É POSSÍVEL RESISTIR AO BAILE DO GERALDO, QUE ATRAVESSA A MADRUGADA COM MÚSICA POPULAR, SERTANEJA, FORRÓ, SAMBA E POR AÍ VAI... 


 AS RUAS DE PEDRAS NOS LEVAM ATÉ A CASA ONDE VIVEU  JUSCELINO KUBITSCHEK, E TAMBÉM A CASA ONDE VIVEU A ESCRAVA CHICA DA SILVA.VALE A PENA ENTRAR NESTAS DUAS MORADIAS E CONHECER MAIS SOBRE A HISTÓRIA, OS MÓVEIS, UTENSÍLIOS, FOTOS E DOCUMENTOS DA ÉPOCA.


PARA FECHAR O PASSEIO, NO DOMINGO, NA IGREJA SÃO FRANCISCO, UM CORAL DE CRIANÇAS, QUE É UM EVENTO MUITO AGUARDADO, O SARAU DA GENTE MIÚDA. QUE OFERECE REQUINTE, ALEGRIA, RELIGIOSIDADE E MUITA EMOÇÃO.



BEM, AQUI DEI O MEU PARECER DE TURISTA, QUE FOI PARA PASSEAR, APRECIAR E DESCANSAR.

MAS NÃO SE PODE DEIXAR DE OBSERVAR QUE O LUGAR TEM OS SEUS PROBLEMAS TAMBÉM PARA RESOLVER. APESAR DE TER CONHECIDO SOMENTE O CENTRO HISTÓRICO, NOTAM-SE NOS ARTESÃOS, FEIRANTES E VENDEDORES AMBULANTES OS SINAIS DE QUE A VIDA PARA ELES NÃO É TÃO COLORIDA E PRESERVADA COMO AS LINDAS CASAS E CASARÕES QUE EU AVISTEI...

Nenhum comentário:

Postar um comentário